Quinta, 21 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Palco Cultural Eu faço parte

“Feira de Santana é uma referência" diz Renato Velame um dos percursores do MMA

Eu faço parte desta história

30/09/2022 22h04 Atualizada há 3 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

 

As artes marciais mistas (MMA), vem ganhando popularidade no mundo todo, principalmente após o sucesso do UFC, maior organização de MMA do mundo. E Feira de Santana acabou se tornando uma das grandes referências na modalidade esportiva após a chegada do professor Renato Velame na Princesa do Sertão. Longe de ser algo planejado, Velame chegou a cidade para acompanhar a esposa e aqui acabou estabelecendo moradia.

“Eu sou de Salvador. Na verdade eu nasci em Sapeaçu, mas eu fui criado em Salvador na  Bahia por toda a minha vida. Meus pais são de Sapeaçu e minha mãe só  me teve lá e como ela já trabalhava em Salvador então eu fui criado desde a minha primeira semana de vida em Salvador, então eu me sinto também soteropolitano. 

Há exatamente 11 anos atrás eu vim morar em Feira de Santana, foi muito por acaso, através da minha esposa que teve um convite para trabalhar aqui em Feira e eu acabei vindo com ela e depois foi naturalmente que eu comecei a amadurecer a ideia de abrir negócios aqui e entre eles a Fight House”, contou em entrevista ao quadro ‘Eu faço parte dessa história’, do Programa Levante a Voz, da Rádio Sociedade News FM.

O treinador e empresário admitiu que a chegada a Feira de Santana foi recheada de incertezas, todavia aos poucos o acolhimento recebido na cidade fizeram com que o novo lar se tornasse o ambiente ideal para construir uma trajetória de sucesso. 

“Confesso quando eu vim para Feira   tive muito receio,  tudo que é novo assim a gente tem um pouco de receio, mas a minha relação com Feira foi sensacional, foi maravilhosa. Fui recebido de braços abertos por todos, o pessoal do mundo da luta me abraçou de uma forma sensacional, tanto que foi a partir de tudo isso que surgiu a Fight House. Eu vi que a cidade era carente no ramo de MMA, sempre tivemos muitos bons atletas aqui no jiu-jitsu, mas no MMA em si  não tinha, o MMA era muito fraco na época. E foi a partir disso que as pessoas me abraçaram, compraram a ideia, comparam a briga de a gente colocar MMA pra frente, que surgiu a ideia.  Então a minha relação com Feira é maravilhosa, eu hoje me sinto feirense também, eu sou feirense na verdade, já tenho 11 anos aqui e esse ano completa 10 anos da Fight House, então  minha relação com Feira é de amor.”.

Feira de Santana passou a ser uma referência do MMA e vem recebendo atletas do mundo inteiro.  “Hoje nós aqui na  Fight House recebemos lutadores, atletas do mundo inteiro, do Brasil e do mundo e isso é muito bacana, é muito interessante, porque você vê que há 11 anos atrás não existia MMA na cidade. Então a cidade abraçou e hoje é um polo de MMA nacional e mundial. Temos dois atletas no UFC aqui na academia e temos muitos futuros atletas do UFC também. Recebemos intercâmbios, pessoas da Argentina, inclusive atletas que estão hoje no UFC. Já tiveram aqui atletas do ONE FC que é o maior evento da Ásia e um dos maiores do mundo, recebemos pessoas do Paquistão, da Inglaterra, do Chile e de muitos outros países. Já recebemos aqui atletas do Brasil inteiro, os melhores atletas de MMA do Brasil também já estiveram aqui e sempre treinando, fazendo intercâmbios já que a gente tem atletas no UFC e vem muito mais por aí. Feira hoje é um polo, uma referência no MMA, principalmente no MMA feminino estamos sendo referências no mundo inteiro e a gente fica muito feliz.  É gratificante colocar a Feira de Santana  nesse cenário”, comemorou.

Após 11 anos morando em Feira de Santana, Velame afirma que não deseja sair de Feira de Santana e pediu para que os governantes possam administrar a cidade com carinho. “A  minha relação com Feira é de amor, é maravilhosa, eu amo essa cidade, não penso nunca em sair daqui. Já tive convites para morar em outros países, em outras cidades e eu posso te falar aqui Feira tudo que eu construí eu tenho aqui, então é uma relação de amor. E a mensagem que eu posso deixar na verdade é para os nossos governantes  já que a gente completa e mais um ano de emancipação, acho que a mensagem tem que ser para eles. Que eles cuidem da nossa cidade com muito amor, com muito carinho, com dedicação que Feira é uma cidade de um potencial tremendo não só no esporte, mas em tudo, na economia, é uma cidade que para você ir para  qualquer lugar da Bahia você tem que passar por Feira. Então eu acho que o que falta mesmo é um pouco de administração, o pessoal olhar com mais carinho e cuidar da nossa cidade da maneira que que ela merece. Então a mensagem que eu posso deixar é essa.  E ainda dizer ; acredite no sonho de vocês, você é feirense, você é brabo, baiano é brabo. Você que é de Feira acredite que você pode chegar aonde você quiser, basta você acreditar”, concluiu.

 

Reportagem Jessica Campos 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.