“Quem não gosta do samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”, já diria João Gilberto. E foi através do samba que Valdir Simplicidade criou uma forte identificação com Feira de Santana. Natural de Terra Nova-BA, Valdir cresceu vendo os pais participando de grupos de samba de roda e junto com seus irmãos passou a abraçar a ‘tradição de família’.
“O samba já está nas nossas veias até porque nossos pais faziam parte de grupo de samba de roda. Então o grupo ‘Simplicidade a mais' surgiu em uma fábrica de calçados onde nós irmãos trabalhávamos juntos e fazíamos samba nos intervalos do trabalho. Daí quando a fábrica de calçados foi embora da cidade recebemos a nossa rescisão e aí resolvemos comprar os instrumentos e formar um grupo de samba, até porque a gente fazia samba direto, surgiu a oportunidade de comprar esses instrumentos e de formar um grupo de samba, aí criamos o ‘Simplicidade' e divulgamos, mas quando a gente foi registrar já tinha outra banda registrada com esse nome. Como a gente já tinha divulgado, mas a gente resolveu estudar outro e aí que chegou a ideia do ‘Simplicidade a mais’ que foi abraçado por todos, bem divulgado na nossa cidade e região e ficou o ‘Simplicidade a mais’”, contou em entrevista para o quadro ‘Eu faço parte dessa história’, do Programa Levante a Voz, da Rádio Sociedade News FM.
Na esperança de expandir os horizontes no meio musical, Valdir e seus irmãos decidiram vir para Feira de Santana estabelecer a sua banda. “Depois de bastante divulgação na região a gente sentiu uma necessidade de trazer a banda para uma cidade maior onde a gente pudesse expandir. E a cidade mais próxima era Feira de Santana, além disso também temos parentes aqui, então trazemos a banda para cá e graças a Deus aceitação foi maravilhosa, o povo daqui gosta muito de samba e se identificou com a gente que faz um samba raiz. Inclusive a gente trouxe a banda em 2010, quando foi 2012 já estávamos participando de um concurso de samba em São Paulo que a gente participou por três anos consecutivos e graças a Deus ficamos em uma colocação muito boa, demos entrevistas para rádio e TV. E viemos gravando música própria que temos bastante e a aceitação dessas músicas foi maravilhosa em Feira de Santana.”, lembrou.
Apesar do sucesso da banda, os quatro irmãos ainda não vivem exclusivamente da música e dividem o trabalho com o samba com outras atividades profissionais. “Temos a expectativa de um dia viver da música, mas por enquanto como não chegou essa oportunidade ainda, nós os quatro irmãos cada um tem a sua profissão extra para segurar a barra, como diz a nossa música: segura a barra da vida, bebe da fonte do amor. Então eu sou barbeiro, tenho outro irmão que ele também é, outro que é segurança de condomínio e outro que é do ramo de água coco”.
Valdir demonstrou gratidão a Feira de Santana. “Gostaria de agradecer a Rádio Sociedade, ao programa Levanta a voz, agradecer ao povo de Feira de Santana, as pessoas que seguem o grupo ‘Simplicidade a Mais’, pessoas que curtem o nosso samba. Mas em especial queria agradecer a Princesa do Sertão, porque é aniversariante do mês, mas ela é como coração de mãe, , mas quem ganha o presente somos nós que somos abraçados sempre por essa cidade bacana”, concluiu.
Reportagem Jessica Campos
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas