Você já ouviu falar sobre o Pix, a nova forma de realizar pagamentos? Por ser algo totalmente novo e estar gerando diversas dúvidas, a equipe do Conectadonews.com.br, conversou com o Contador Franklin Franco, que nos explicou: “o Pix nada mais é do que um sistema instantâneo de pagamentos no Brasil. Com ele todo pagamento vai ser creditado instantaneamente, no prazo de até 10 segundos, na conta do destinatário. E o que é mais interessante disso é que se você fizer até 30 pix no mês não vai ter custo com ele, vai ser gratuito. O que o Banco Central regulamentou é esse limite de cobrança, porque existe muito comerciante que utiliza sua conta pessoal para fazer vendas e recebimentos. Então, o Banco Central entendeu que até 30 pix no mês não terá cobrança. O interessante é que quem paga é quem recebe e não quem envia.”
“Essa operação vai envolver o banco que envia, o banco remetente, o Banco Central, que vai verificar aqueles dados e o banco destinatário, que pode ser o mesmo banco do cliente que está enviando ou outro banco. Funciona 24 horas por dia e, ao contrário do Documento de Ordem de Crédito (DOC), que tem o limite de transferência de R$5.000,00 e do Transferência Eletrônica Disponível (TED) ,que você tem que fazer um pré-cadastramento, no Pix você envia qualquer valor, qualquer hora do dia, inclusive sábados, domingos e feriados. Uma coisa importante também é que vai ser possível fazer pagamentos com QR Code”, disse Franco, a respeito do assunto.
Perguntado sobre o risco do usuário de Pix ser hackeado, ele disse: “tudo é possível, como hoje sem Pix existe o risco de ser hackeado. Deve-se ter muito cuidado com essa chave Pix, porque você cadastra celular, CPF ou e-mail. E tem a possibilidade também, de gerar uma chave Pix aleatória. O que eu recomendo é que seja gerada a chave Pix aleatória, porque só você vai ter acesso àquilo. No e-mail você tem que receber Short Message Service ou (SMS), confirmando aquele número de e-mail, no CPF você faz no seu aplicativo do banco e no caso do e-mail também. Não há necessidade de baixar aplicativo Pix, todos os aplicativos de banco estão vindo com atualização.”
Também em entrevista ao Conectadonews.com.br, sobre o Pix o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino: Disse “eu entendo que o Pix é mais um novo meio de pagamento, que busca facilitar e tornar mais instantânea uma transferência bancária; então, consequentemente, pode trazer um pouco mais de confiança do consumidor e a gente espera que possa acrescentar algo na relação comercial entre o consumidor e as empresas prestadoras de serviços ou vendedoras de produtos.”
“Entendemos que pode sim dar algum incremento para a própria segurança da população que possa ter acesso e, gradativamente, diminuir a utilização de papel-moeda ou até outros meios de pagamento. Na verdade, isso já existe em alguns países, onde já foi feita essa transição, hoje nós temos tecnologia e segurança pra poder fazer essas transações e, consequentemente, vai trazendo novidades e mais segurança, evitando assaltos”, completou o Marcelo Alexandrino.
Conectadonews.com.br
Reportagem Edvaldo Peixoto
Foto Divulgação
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsas