As ações da concessionária recuperaram 201,4 milhões de kWh em todo o Estado. A empresa reforça que a ligação clandestina é crime previsto no Código Penal BrasileiroEntre janeiro e setembro de 2020, as ações de prevenção e combate a desvios, realizadas pela Coelba, recuperaram 201,4 milhões de quilowatts-hora (kWh) de energia, o suficiente para abastecer, durante dois meses, as cidades de Feira de Santana e Porto Seguro, que têm juntas mais de 760 mil habitantes. Foram mais de 162 mil inspeções realizadas e mais de 151 mil consumidores regularizados.As operações fiscalizaram e autuaram estabelecimentos como fábricas, condomínios, supermercados e residências. Em uma das ações, por exemplo, a perícia identificou desvio de energia em uma fábrica de plásticos de Feira de Santana. O consumo que deixou de ser medido e foi recuperado pela ligação irregular seria suficiente para suprir 30 mil residências por um mês.A companhia atua de forma preventiva no combate às ligações irregulares e conta com uma equipe de inteligência que trabalha ativamente para identificar e retirar essas ligações. Após inspeção técnica no local de suspeita de fraude, a Coelba protocola denúncia junto à Secretaria de Segurança Pública para que o caso seja investigado. Constatada a irregularidade, a concessionária notifica o proprietário e realiza a cobrança pelo período fraudado.
REGULARIZAÇÃO DE CLIENTES
Quem ainda está irregular e não tem o medidor de energia instalado pode entrar em contato com a Coelba para fazer regularização da ligação, de forma gratuita. Para apoiar os consumidores e estimular a regularização, são oferecidas diversas facilidades quanto ao parcelamento e pagamento de faturas utilizando os canais digitais.A concessionária orienta, ainda, que as pessoas acionem os canais de atendimento caso percebam ligações irregulares nas redes elétricas nas localidades onde vivem. Além de crime, o furto prejudica o fornecimento de energia e representa risco para a segurança da comunidade.
DENÚNCIA
A Coelba reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto no site na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade:Central de Relacionamento para denúncia anônima: 116Canais digitais de atendimento: (Site e WhatsApp):www.coelba.com.br | (71) 3370-6350
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).
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Fonte e Foto: Ascom
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