Quinta, 04 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Geral Taxa

Taxa de desemprego em Feira está em baixa, saiba quais os setores que mais emprega

Taxa de desemprego em Feira está em baixa, saiba quais os setores que mais emprega

31/10/2020 10h53 Atualizada há 5 anos
Por: Conectado News

 

A taxa de desemprego no Brasil atingiu o recorde de 14,4% no trimestre encerrado em agosto, isso representa cerca de 13,8 milhões de brasileiros desempregados , conforme dados da Pnad contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), que calcula a taxa de desocupação no país desde 2012.

No trimestre móvel anterior, terminado em maio, a taxa havia fechado em 12,9%. Em fevereiro a taxa era de 11,6%. No mesmo trimestre no ano de 2019 a taxa era de 11,8%.

Isso acontece por conta da pandemia do Covid-19, onde em todo território nacional desde de 17 de março, quando ocorreu a primeira morte pela doença no país, foi iniciado o isolamento social, tendo estabelecimentos comerciais fechados. Em abril os efeitos econômicos começaram a ser sentidos, com isso empresas foram encerradas e pessoas demitidas.

De acordo com o Pnad Covid, pesquisa criada para medir os efeitos da pandemia no mercado de trabalho, cerca de 10 milhões de brasileiros deixaram o isolamento mais rigoroso entre julho e agosto, com a flexibilização muitos começaram a procurar emprego.

Em Feira de Santana o cenário está na contramão da realidade de todo o país, é o que afirma o diretor da Casa do Trabalhador Arlindo Marques "Estávamos com o saldo negativo de menos 4.456 empregos neste ano, e eu esperava uma recuperação mais lenta e Feira de Santana está reagindo positivamente. Foram divulgados os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério da Economia, e Feira de Santana apresentou um saldo no mês de setembro de mais de 1.679 vagas, pelo período que estou analisando foi um dos melhores saldos positivos para o mês, iremos ter uma recuperação muito boa daqui para o final do ano, já recuperamos 50% desse prejuízo", comemora.

Ainda em relação aos segmentos o que se destaca é de serviços, segundo o diretor é a área que se recuperou mais rápido e empregou 1.060 pessoas, 47% do total de pessoas empregadas de carteira assinada é desse setor na cidade. "As vagas colocadas aqui na Casa do Trabalhador como pintor, técnico em manutenção, especialistas, instalador, serralheiro, mecânica de automóveis. Não temos conseguido nem preencher todos os cargos", pontua Arlindo Marques.

Uma ótima notícia para Feira de Santana, que vem se recuperando em todos os setores. E com as festas de final de ano chegando terá um aumento de empregados, pois como é de tradição da cidade, as vendas no comércio crescem e com isso são criadas as vagas temporárias. "As expectativas são muito boas, justamente por conta do Black Friday, Natal, o comércio absorve bastante, é o período das vagas temporárias, das pessoas que estão em busca do primeiro emprego", finaliza Arlindo Marques.

 

Conectadonews.com.br

Foto:Divulgação

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.