A partir deste domingo (12), o tradicional carimbo no passaporte começará a ser substituído por um sistema eletrônico em 29 países europeus, entre eles Portugal, França e Espanha. Chamado de Sistema de Entrada/Saída (EES), o novo recurso vai registrar a entrada e saída de viajantes por meio de dados biométricos, como imagem facial e impressões digitais. O Reino Unido ficará de fora da iniciativa.
A implementação do EES será gradual e deve ser concluída até 9 de abril de 2026. O sistema será obrigatório para cidadãos de fora da União Europeia que não possuam nacionalidade da Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça caso dos brasileiros que visitam o bloco por até 90 dias a cada 180. A coleta dos dados ocorrerá nos pontos de fronteira, com apoio de agentes de imigração e, futuramente, por meio de aplicativos oficiais.
O EES integra um pacote de modernização do controle de fronteiras da União Europeia. Outra novidade será o Etias, sistema de autorização eletrônica de viagens, previsto para entrar em vigor no último trimestre de 2026. A autorização será exigida de viajantes de países isentos de visto, como o Brasil, e terá custo de 20 euros.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 35°
Tempo limpo