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Feira de Santana Comunicação na Bahia

Edmundo Filho destaca desafios e avanços da comunicação governamental na Bahia

Edmundo avalia avanços, conquistas e desafios do setor, com destaque para o combate à desinformação e a expansão dos portais digitais

02/10/2025 13h36 Atualizada há 39 minutos
Por: Mayara Naylanne
Foto: Mayara Nailanne
Foto: Mayara Nailanne

Na manhã desta quinta-feira (2), o jornalista Edmundo Filho, coordenador do núcleo de rádio do Gonerno da Bahia participou do programa Levante a Voz, da Rádio Sociedade News FM, e fez uma análise sobre os avanços, conquistas e desafios da comunicação pública no estado ao longo dos últimos 19 anos, desde o governo Jaques Wagner até a gestão atual do governador Jerônimo Rodrigues.

Segundo Edmundo, a linha que norteia o trabalho da comunicação governamental continua sendo a mesma: respeito ao mercado, transparência com a sociedade e responsabilidade social. “Desde Wagner (PT), passando por Rui Costa (PT) e agora com Jerônimo Rodrigues (PT), temos mantido como diretriz atender bem ao mercado, aos profissionais e ao compromisso de prestar contas à sociedade. Publicidade de governo não é só promoção, é obrigação legal e moral de mostrar à população o que está sendo feito, os desafios e os resultados”, afirmou.

Edmundo lembrou que, ao longo dessa trajetória, campanhas publicitárias do governo da Bahia receberam prêmios nacionais, resultado de um processo de diálogo constante com o setor da comunicação no estado.“Abrimos frentes de debate, realizamos conferências, encontros e seminários, além do contato diário com veículos e profissionais. Essa relação foi construída com erros, acertos, mas sobretudo com muito respeito e acolhimento”, destacou.

Fake news e desinformação: os novos desafios

Questionado sobre os obstáculos enfrentados, Edmundo ressaltou que o maior desafio da comunicação atualmente é combater a desinformação. “O fake news foi um fenômeno grave, principalmente na pandemia, mas hoje o problema maior é a desinformação. Não é apenas inventar uma mentira, mas tirar frases de contexto, distorcer conteúdos e induzir a sociedade ao erro. Isso atinge governos, empresas, profissionais e qualquer cidadão”, alertou.

Para ele, assim como houve mobilização coletiva contra as fake news, será preciso uma união ainda maior entre governos, empresas, meios de comunicação e sociedade civil para enfrentar esse novo cenário.

Durante a entrevista, Edmundo também comentou sobre a mudança do mercado de comunicação. Antes concentrado em rádio, TV e jornal impresso, hoje o setor se expandiu para centenas de portais digitais. “Temos mais de mil fornecedores cadastrados no Mapa da Mídia, e entre 70% e 80% deles são sites e portais. Só em Salvador, por exemplo, surgiu recentemente um novo portal com investimento de quase 2 milhões de reais. Isso mostra a dimensão e o dinamismo do mercado”, explicou.

Edmundo ressaltou que essa pulverização traz oportunidades, mas também desafios de sustentabilidade econômica e de relacionamento com o governo, que precisa atender uma demanda crescente com estrutura limitada.

Ele também comentou sobre os esforços da atual gestão, sob comando do secretário Marcos Di Flora, para reestruturar a Secretaria de Comunicação (Secom).“Ficamos muito tempo sem equipe suficiente para atender a demanda, e isso gerou gargalos. Na iniciativa privada é mais fácil contratar rapidamente. No setor público, qualquer decisão passa por debate político e aprovação legal. Mas o secretário tem enfrentado esse desafio com coragem, reforçando a equipe e buscando dar mais agilidade ao atendimento”, disse.

Balanço positivo

Ao final, Edmundo Filho fez questão de destacar que, apesar das dificuldades, o saldo da comunicação governamental da Bahia é positivo.“Construímos uma relação madura e respeitosa com o mercado. Comunicação não é comprar opinião, mas dialogar, corrigir erros e prestar contas à sociedade. O que fazemos é com amor, dedicação e responsabilidade”, concluiu.

Por: Mayara Nailanne

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