Domingo, 13 de Outubro de 2024
(75) 99168-0053
Polícia Desaparecimento

Corpo de jovem desaparece após mergulho no rio Jacuípe em São Gonçalo dos Campos

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realiza buscas intensivas na área.

30/09/2024 10h32 Atualizada há 2 semanas
Por: Mayara Naylanne Fonte: Conectado News

Foto: Reprodução / redes sociais

O corpo de Valdir Gabriel Batista Junior, de 29 anos, foi encontrado na tarde desta segunda-feira (30) pelo Corpo de Bombeiros. Ele havia desaparecido no domingo (29) após mergulhar no rio Jacuípe, nas proximidades da Fazenda Xavante, em São Gonçalo dos Campos. Valdir participava de um churrasco com amigos e, após consumir bebidas alcoólicas, entrou no rio, mas não retornou à superfície.

O jovem era muito conhecido na comunidade local, onde atuava como zelador de cavalos e também se destacava como cantador de toadas, uma tradição cultural na região. As equipes de busca continuam com os esforços na tentativa de encontrar o corpo e trazer conforto aos familiares e amigos.

Foto: Luiz Santos

Segundo o Tenente Coronel Adriano Bertolino, comandante do Corpo de Bombeiros em Feira de Santana, ontem à tarde o Corpo de Bombeiros foi acionado para uma ocorrência de possível afogamento. "Eu digo 'possível afogamento' porque só podemos confirmar quando o corpo for localizado. Assim que fomos acionados, deslocamos a equipe para fazer uma varredura e levantar informações com familiares e amigos. Como a noite chegou, nossas equipes tiveram que se recolher, já que não é possível realizar esse tipo de ação em meio líquido durante a noite. Agora pela manhã, uma equipe de mergulhadores do Batalhão Marítimo de Salvador seguiu para o local e está conduzindo a operação subaquática, que envolve o trabalho de mergulho. Como já mencionei, enquanto o corpo não for localizado, não podemos afirmar que se trata de um afogamento", infomrou.

O comandante também  alertou a população sobre os cuidados ao utilizar qualquer meio aquático, seja piscina, rio, lago ou praia." É importante ter atenção ao consumo de bebidas alcoólicas, principalmente para pessoas que não sabem nadar. Mesmo aqueles que sabem nadar devem evitar adentrar áreas com profundidades superiores à altura do peito após o consumo de álcool. Isso porque, ao perder o contato com o fundo, pode ocorrer uma situação de afogamento. Crianças, pessoas que não sabem nadar ou que estejam ingerindo bebidas alcoólicas devem ser ainda mais cuidadosas. Até mesmo atletas experientes podem sofrer afogamento por diversos motivos, como mal súbito ou parada cardíaca, durante uma atividade aquática", pontuou. .

Ainda segundo ele, o afogamento ocorre quando o aparelho respiratório é inundado por um líquido, o que impede a pessoa de respirar. "Infelizmente, na maioria dos casos, se não houver um socorro imediato, a vítima acaba vindo a óbito. Muitas vezes, as pessoas se afogam sem que ninguém perceba. Deixamos, então, esse alerta para todos, especialmente com a aproximação do verão e do período de férias escolares. Vamos ter bastante cuidado para que ninguém seja vitimado.", concluiu.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Ana. Cláudia Há 2 semanas Bahia Você será sempre lembra alagoano por seu jeito alegre de viver, vai com Deus ????
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.