Quarta, 24 de Abril de 2024
(75) 99168-0053
Eleições 2022 Xenofobia

Jornalistas registram queixa contra empresária por crime de xenofobia

Sexta (21)

21/10/2022 15h27 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Montagem - Conectado News
Montagem - Conectado News

Em um ano de eleição bastante polarizada entre os candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL) tem sido cada vez mais frequentes ataques xenofóbicos contra os nordestinos, em sua maioria advindas de pessoas do Sul e Sudeste.

Na Constituição Brasileira, Lei 9.459 de 13 de maio de 1997 art. 20, pune com pena de 1 a 3 anos de reclusão e multa quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Leia mais: Advogada que fez declaração xenofóbica contra nordestinos é exonerada pela OAB

Amparados pela lei, os jornalistas Luiz Santos e Onildo Barbosa Rodrigues registraram uma queixa crime contra a catarinense Jacira Paula Revers Chiamenti, que chamou os nordestinos de "desgraçados que passam fome e vêm aqui vender rede na praia", após o resultado do primeiro turno das eleições 2022.

Reprodução/ Instagram

O advogado que representa os jornalistas, Armênio Seixas Junior, em entrevista ao Conectado News explicou quais os próximos passos e disse que crimes desse tipo não devem ficar impunes, é necessário a denúncia para coibir o seu cometimento.

"Após esse registro é esperar que a 1ª Delegacia Especializada tome as providências encaminhando esse procedimento para a cidade de Itapema- SC, a qual ela reside, para que o judiciário catarinense tome as devidas providências.  O procedimento é todo virtual por tratar-se de um crime de xenofobia, existe um ordenamento próprio para tratar desse tipo de delito. O crime de xenofobia é datado de 1997 e tem pena de 01 a 03 anos de prisão, que podem ser convertidas em prestação de serviço, mas de toda forma fica registrado que a pessoa foi condenada por esse tipo de conduta ilícita. Estamos vivendo um período conturbado é necessário que haja um controle, o Estado agindo com certeza irá coibir essa conduta, para servir de exemplo também para outras pessoas e desestimular quem comete descaradamente esse tipo de crime", afirmou.

Armênio ainda alerta: "É necessário ter um controle, um cuidado até porque essa polarização perniciosa, prejudica demais as pessoas. Analisando por esse ponto, do registro da ocorrência contra uma determinada pessoa, que está apenas trazendo problema para si mesmo. Vamos ter respeito as opiniões, ao posicionamento político de cada um, e dia 30 vamos exercer nosso papel de cidadão", finalizou.

Confira a fala completa do advogado em nosso podcast.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
IDIOTAS ÚTEIS.Há 2 anos Feira de Santana BATalvez esse tipo de "" gente"" tenha sangue AZUL, e não vão morrer, são tão diferenciados que estão acima de qualquer coisa, porém quando chega a hora ,pode ter o dinheiro que tiver, os sete palmas de terra não falhará.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.