Durante visita a Juazeiro nesta quinta-feira (17), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), concedeu entrevista ao Conectado News, onde falou sobre a agenda de investimentos no estado, a relação com o governo federal e as perspectivas políticas para os municípios baianos. Acompanhado por lideranças locais e aguardando a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade, Jerônimo também abordou temas como saúde, agricultura familiar, exportações e o cenário político em Feira de Santana.
Ao comentar uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira sobre o cenário eleitoral em Feira, o governador avaliou que “a popularidade do governo e o desempenho eleitoral nem sempre estão diretamente ligados”. “Temos quase 60%, 70% de aprovação, mas a candidatura é outra discussão. Eu ainda não estudei a pesquisa com profundidade, mas o importante é que temos mantido uma forte presença de investimentos em Feira de Santana”, afirmou.
Jerônimo destacou que, mesmo com adversários políticos, como o prefeito José Ronaldo, a relação institucional tem se mantido civilizada e produtiva. “Feira está presente comigo em várias agendas. Trabalhamos em parceria por investimentos importantes, como o centro de convenções municipal e o da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, além de escolas estaduais modernizadas, obras de saneamento e o sonho compartilhado de um hospital municipal”, pontuou.
Sobre a crise nas exportações com os Estados Unidos, Jerônimo foi enfático em defender a soberania brasileira e repudiar o que chamou de “tarifação abusiva” imposta ao país. “É inadmissível que mudem as regras no meio do jogo. Estamos vendo contêineres de manga, pescado e mel paralisados. O mel, por exemplo, é produzido majoritariamente por agricultores familiares. Isso ameaça empregos e renda”, lamentou.
O governador ainda criticou declarações de figuras públicas brasileiras que apoiaram as medidas norte-americanas. “Vi ontem uma entrevista de um filho do ex-presidente defendendo esse tarifácio. Eu não entendo como um brasileiro pode se colocar contra o seu próprio país. O Brasil não será terreiro, nem quintal dos EUA. Nós somos patriotas, defendemos a pátria, a bandeira, o hino”, afirmou.
SAÚDE E INFRAESTRUTURA EM FOCO
Na agenda em Juazeiro, Jerônimo destacou investimentos de mais de R$ 100 milhões para a região, incluindo entregas de ônibus para transporte de pacientes às policlínicas, viaturas e a construção de uma nova UPA para desafogar o sistema de saúde local. “O Hospital Regional é um grande equipamento, mas ainda temos filas. A UPA vai reforçar o atendimento municipal e regional”, disse.
O governador também citou obras de mobilidade que beneficiarão Juazeiro e Petrolina, como a duplicação parcial da ponte sobre o rio São Francisco. Ele revelou ainda tratativas com o presidente Lula e ministros para viabilizar o programa PACS Saúde e novas policlínicas, incluindo uma em Ipirá para atender a região de Feira de Santana.
PRESENÇA DE LULA E AGENDA REGIONAL
Durante os dias em Juazeiro, Jerônimo informou que despachará do município e receberá empresários para discutir projetos locais. A visita do presidente Lula à cidade inclui passagem pela policlínica e o anúncio do resultado da seleção do PACS Saúde, esperado por diversos municípios baianos.
“Estamos trabalhando com prefeitos, consórcios e o governo federal para garantir mais investimentos. Hoje mesmo, conversei com dez prefeitos do Vale do São Francisco. Precisamos melhorar os serviços básicos e continuar avançando com diálogo, responsabilidade e união”, concluiu.
Com informações: Onildo Rodrigues
Por: Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 26°
Parcialmente nublado