Por Onildo Rodrigues e Hely Beltrão
Aconteceu nesta quarta (19), no Centro de Convenções de Feira de Santana, o evento "Cenários e Tendências 2025", com o intuito de debater as tendências, desafios e oportunidades do setor produtivo. O evento foi organizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Governo do Estado, SEBRAE e demais entidades ligadas ao comércio no município.
Estiveram presentes o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia, Pedro Luiz Failla, da CDL de Feira de Santana, Juscelino Brito, o vice-presidente da CDL, Luiz Mercês; o diretor do Sebrae na Bahia, Vitor Lopes; o deputado federal Zé Neto (PT), o presidente do sistema Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) Bahia, Kelsor Fernandes, da Faceb (Federação das Associações Comerciais Empreserais da Bahia) Clóves Cedraz, o prefeito José Ronaldo (UB) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Ao Conectado News, o presidente da CDL, Juscelino Brito, ressaltou a importância do evento.
"Este evento é muito importante por vários aspectos, inaugurar o Centro de Convenções, um equipamento como esse, que vai trazer para Feira de Santana um efeito positivo para que aconteça aqui eventos como esse, Cenários e Tendências, onde foram discutidas, das 8h até às 19h, informações importantes, muito conhecimento e palestras para que possamos levar para o nosso negócio e no dia a dia, a fim de que consigamos melhorar. Vivemos em uma transformação muito grande, e o que eu fiz ontem, não quer dizer que vai dar certo amanhã, e essa provocação e esse evento serve para isso, despertar nossas cabeças, tivemos palestras de vários tipos, como conhecimento digital, Inteligência Artificial (I.A), sobre as novas tecnologias, tributação, que até 2032 haverá uma transformação nessa parte de tributos, Reforma Tributária, Reforma Trabalhista, informações que ficamos felizes por ter a casa cheia desde às 8h, sem que as pessoas saíssem, mostra que realmente as pessoas têm sede de conhecimento. Parabenizo Feira de Santana e outras cidades do interior da Bahia que vieram participar desse evento assumindo que, eu enquanto presidente da CDL, teremos outras edições desse evento".
Segundo Juscelino, o empresário não deve só esperar pelos governos, deve provocá-los.
"Avaliamos que não devemos esperar os governos, claro que eles devem cumprir o seu papel, mas o empresário também tem de provocar, a CDL tem provocado os governos municipal e estadual para trazer pautas e recursos para a nossa cidade, meses atrás tivemos uma audiência com o governador, onde cobramos várias pautas, entre elas, o Centro de Convenções e o Anel de Contorno, porque se conseguirmos trazer recursos para o município, a cidade melhora, se desenvolve, as pessoas comprarão mais e com isso, as empresas contratarão mais, isso é um fator positivo, porque gera emprego, ou seja, todo esse movimento se dá justamente nesse fator, penso que hoje as instituições fazem um papel muito bom junto com os governos, porque precisamos estar unidos, não posso pensar só no meu umbigo, a instituição CDL, pensa no coletivo, no crescimento de Feira de Santana, por isso que hoje o governo José Ronaldo abraça a causa da CDL e de outras instituições, assim como o governador Jerônimo Rodrigues, porque sabem que queremos o melhor para a nossa cidade e Estado".
Para o presidente da CDL, o empresário que não se atualizar, ficará para trás.
"Nós temos uma mudança muito grande, a internet está aí, a venda no digital é muito forte, ou seja, as empresas físicas precisam estar atentas, entender que ficar só atrás do balcão atendendo o cliente não vai fazer com que ele sobreviva, mas precisa entender o que está acontecendo e os cenários de tendências dizem isso: qual a tendência? Preciso abrir um começo digital ou só deixar a loja física? Saímos daqui com essas reflexões".
Prefeito José Ronaldo
Em discurso durante o evento, o prefeito José Ronaldo ressaltou a força do comércio feirense.
"Este dia é de aprendizado e de continuarmos realizando. Esta é uma cidade muito forte, com cerca de 650 mil habitantes, e muitas outras cidades com mais de um milhão de habitantes não têm a força do comércio que Feira de Santana tem. Aqui hoje é apenas o início de uma nova história”, disse.
Governador Jerônimo Rodrigues
O governador Jerônimo Rodrigues parabenizou os organizadores, lembrou que este era mais um evento teste do Centro de Convenções e que outros estão por vi.
"Parabenizo os organizadores desse evento, sempre quem faz negócios precisa realizar avaliações coletivas, quais os cenários, o que está acontecendo, as tendências, para que as empresas e os investidores possam se preparar não só com tecnologia e mão de obra qualificada, mas também pensando como podem juntos se organizar e fortalecer as demandas, seja no ambiente municipal, estadual ou federal. Assisti duas palestras, uma sobre a Reforma Tributária e outra da Reforma Trabalhista, como isso impacta no dia a dia, o que pode melhorar à frente e os riscos, saí muito feliz com o que vi, não pude estar presente pela manhã por conta da agenda de inaugurações, mas, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico Ângelo Almeida me representou na abertura. Parabenizo o ambiente de comércio, a CDL, Sistema S, o CIFS (Centro das Indústrias de Feira de Santana), estou muito feliz vendo acontecer no Centro de Convenções, um evento de tal magnitude, ter alguém acompanhando iluminação, sonorização, segurança, estão sendo avaliados para que possamos atrair mais eventos desse porte".
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 26°
Chuva