O Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), conhecido como Hospital da Mulher, está promovendo uma semana de treinamento prático sobre a higienização correta das mãos, uma ação que visa aprimorar os cuidados hospitalares e a prevenção de infecções. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade substituiu a tradicional escovinha de clorexidina por uma solução alcoólica, comprovadamente mais eficaz na desinfecção das mãos dos profissionais de saúde. A iniciativa da Fundação Hospitalar de Feira de Santana tem como objetivo garantir a segurança e o bem-estar das pacientes atendidas no Complexo Materno Infantil do HIPS.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destaca que a ação segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), visando à melhoria contínua da qualidade do atendimento. “Estamos inovando com a utilização do antisséptico, e com certeza estamos um passo à frente no alcance da qualidade e da excelência nos cuidados à saúde dos nossos pacientes, profissionais, técnicos, enfermeiros e médicos”, afirmou Gilberte Lucas.
De acordo com a coordenadora do SCIH, enfermeira Milena Leite, o treinamento é realizado de forma prática, com foco na técnica correta e nas boas práticas de prevenção de infecções. A capacitação está sendo direcionada especialmente aos profissionais dos blocos cirúrgico e neonatal do HIPS. “Sabemos que as infecções hospitalares são uma realidade, e para evitá-las, estamos implementando a substituição da escovinha de clorexidina no preparo de procedimentos assépticos. Estamos realizando um treinamento prático com a nova solução, que será utilizada para a assepsia das mãos e braços dos nossos profissionais”, explicou Milena Leite.
A higienização correta das mãos, embora pareça uma prática simples, é fundamental para garantir a segurança dos pacientes e a qualidade do atendimento, como destaca a coordenadora. “Essa capacitação continuará até o dia 14 de fevereiro e inclui dinâmicas interativas e momentos de diálogo com a equipe assistencial. O objetivo é reforçar a importância dessa prática simples, de baixo custo e essencial para a prevenção de infecções, além de fortalecer boas práticas e reduzir riscos no ambiente hospitalar”, concluiu Milena Leite.
Acidente entre motos Colisão entre duas motos deixa feridos em bairro de Feira
CUFA, Embasa Embasa marca presença na 2ª Feira da Agricultura Familiar da CUFA em Feira de Santana
Procon Fiscalização PROCON intensifica fiscalização de bebidas alcoólicas em Feira e encontra irregularidades
Auditoria nas conta TCM realizará auditoria nas contas de 2020 da Prefeitura de Feira de Santana
Lei do Desmonte Seminário na Terceira Ciretran orienta comerciantes sobre a nova Lei do Desmonte em Feira de Santana
Prédio Anexo Câmara instaura comissão para investigar obra do prédio anexo 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas