Recentemente o (TSE) Tribunal Superior Eleitoral, decidiu pela cassação dos mandatos dos vereadores Correia Zezito, à época filiado ao Patriota, e Fernando Torres do PSD, após recontagem de votos referentes às eleições municipais de 2020. Com o entendimento da Justiça de que houve ‘fraude na cota de gênero’, com a cassação dos citados, foram empossados, no apagar das luzes do mandato Legislativo, os senhores Hélio Barreto e Carlinhos Cabeção.
A decisão judicial referente ao pleito eleitoral de 2020, fez com que candidatos a vereador que disputaram as eleições municipais deste ano e não lograram êxito, contratassem um renomado escritório de advocacia especializado em legislação eleitoral, de fora do estado da Bahia, para que peça, dentro da legalidade cabível, a recontagem de votos referente ao último pleito. Os candidatos que buscam tal ação, denunciaram o PRD que teve Jorge Oliveira como eleito e a Federação Cidadania/PSDB que elegeu os vereadores Jurandy Carvalho (PSDB) e Pedro Américo (Cidadania).
A alegação é a mesma: fraude na cota de gênero. Ou seja, deve ser reservado o percentual de 30% do número de candidaturas para mulheres em cada partido ou coligação. Ao Conectado News (CN), uma fonte ligada ao Judiciário afirmou que ‘diferentemente do que aconteceu nesta atual legislatura, onde a Justiça deu o veredito no apagar das luzes, a situação agora mudou, e agirá rápido para evitar desgastes e transtornos maiores. Assim que recebidas, as denúncias serão analizadas rapidamente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Feira de Santana.
Em conversa com outra fonte do CN foi revelado que caso a Justiça acate a denúncia "haverá uma enorme reviravolta entre os 21 vereadores eleitos". Partidos como o União Brasil, que elegeu 7 vereadores, poderá ter o número de cadeiras reduzido e outros que não conseguiram eleger ninguém, poderão ser beneficiados com a recontagem dos votos.
A expectativa, portanto, é enorme, principalmente entre candidatos que foram bem votados, mas não conseguiram ser eleitos, parecendo a música interpretada pelo velho Gonzagão: "Olha, isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais, olha, quem tá fora quer entrar, mas quem tá dentro não saí, pois é”.
Resta aguardar para ver se a denúncia feita pelos "derrotados", através do "escritório renomado", tem procedência, se a Justiça vai agir rápido ou vai deixar para outubro de 2028, assim como aconteceu com os vereadores citados que tiveram os mandatos cassados.
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 37°
Parcialmente nublado