Domingo, 13 de Outubro de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Descarte

Prefeitura recolhe medicamentos vencidos descartados irregularmente no Parque Getúlio Vargas

Feira de Santana

13/09/2024 17h38
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Valto Novaes
Foto: Valto Novaes

Secom/PMFS

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) de Feira de Santana identificou, na manhã desta quarta-feira (12), o descarte irregular de medicamentos vencidos nas ruas Realeza, próximo ao bairro Parque Getúlio Vargas, e Coronel José Pinto dos Santos. Centenas de caixas de remédios foram encontradas abandonadas em via pública, sem o devido cuidado, prática que constitui crime ambiental e coloca em risco a saúde pública ao potencialmente contaminar o solo e a água.

O secretário de Serviços Públicos, Denilton Brito, explicou que, embora a limpeza das ruas seja realizada regularmente devido ao descarte de lixo reciclável, a situação exigiu uma ação imediata.

“Sempre há o risco de moradores de rua, animais ou crianças entrarem em contato com esses medicamentos. Por isso, a retirada precisa ser feita com urgência, para garantir o descarte adequado e evitar qualquer ameaça à saúde pública”, afirmou.

Entre os medicamentos estavam antibióticos, suplementos, antifúngicos, anti-inflamatórios, analgésicos, fitoterápicos, anti-hipertensivos e antigripais. No total foram 526 kg de produtos e embalagens.

As caixas de medicamentos foram recolhidas para análise, visando identificar a origem dos lotes e notificação dos laboratórios junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O descarte adequado, por meio de incineração, será realizado para eliminar riscos de contaminação. Além disso, as autoridades estão verificando imagens de câmeras de vigilância eletrônica para identificar os responsáveis pelo despejo irregular. Os envolvidos poderão responder judicialmente e até ter seus alvarás de funcionamento cassados.

De acordo com a legislação brasileira, o descarte inadequado de lixo hospitalar, incluindo medicamentos vencidos, é considerado crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. A SESP reforça a importância do descarte correto de medicamentos em locais apropriados, como farmácias e pontos de coleta, para evitar danos ao meio ambiente e à saúde da população.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.