Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Foi lançado na manhã desta segunda-feira (29), o aplicativo Feira Conectada, que permitirá ao cidadão ter acesso a serviços que antes só eram possíveis serem agendados presencialmente. Serão disponibilizados os serviços de agendamento de vacinas, exames e consultas no SUS (Sistema Único de Saúde), vagas em escolas municipais e creches, alertas da Defesa Civil, solicitação de serviços no PROCON, IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) cartão do SUS, entre outros.
O aplicativo visa facilitar a comunicação entre o cidadão e as secretarias competentes para que as demandas sejam resolvidas de maneira mais rápida e eficaz. Vale ressaltar a Prefeitura de Feira de Santana já usa os serviços de Inteligência Artificial (IA) na resolução de processos que estão pendentes em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia.
Ao Conectado News, o desenvolvedor do aplicativo, diretor de operações da empresa Cubo, Jonathan Veras, disse que o cidadão poderá acompanhar cada passo da tramitação da solicitação e avaliar o resultado.
"A premissa é ser um super aplicativo para o cidadão, que poderá baixar através de do Google Play ou Apple Store, após fazer o download, é necessário realizar um cadastro básico com o intuito de se identificar e com isso já poderá fazer a solicitação de todos os serviços, isso é para facilitar ao cidadão,o acesso a serviços públicos, algo que já é feito em outras capitais, como João Pessoa na Paraíba, em que já é possível agendar cirurgias através do App, espera-se que em pouco tempo em Feira já se possa agendar cirurgias, exames complexos e uma gama de outros serviços de modo rápido, fácil e seguro. A partir do momento que o usuário agenda, a solicitação é encaminhada aos setores responsáveis, que prontamente estarão processando essas informações e facilitando a vida do usuário".
Segurança de dados dos usuários
"No que se refere às Prefeituras, por conta dos órgãos de controle, é preciso ter a auditoria de tudo que é feito, por exemplo, uma solicitação de iluminação pública ou um tapa buraco, posteriormente ao ser feito o serviço, é necessário prestar conta, por isso, é preciso que seja vinculado ao usuário, quem foi, onde foi, por isso a exigência do dado pessoal do usuário, mas, nem o próprio servidor que executou tem acesso ao CPF do solicitante, são dados mascarados internamente, apenas tem acesso aos dados os órgãos de controle para alguma auditoria possível".
Capacidade do sistema
"Tecnicamente falando, atualmente utilizamos os mesmos servidores que o Instagram, ou seja, estes serviços estão em nuvem, com a garantia de 99,8% de disponibilidade, em até 10 dias estará disponível em quase sua totalidade, caso lancemos algum outro projeto que demande um volume maior ao mesmo tempo, os servidores já estão preparados para escalonar, ou seja, abrir novas máquinas para suportar a demanda, por conta disso, não teremos problema de desempenho".
Prefeito Colbert Martins (MDB)
Ao Conectado News, o prefeito Colbert Martins (MDB) ressaltou a importância do aplicativo para agilizar a solução de serviços e tomada de decisão.
"São investimentos importantes para redução do tempo de resposta para situações que envolvem a Prefeitura, na maioria das vezes somos informados de problemas através da imprensa, agora, teremos também informação direta do cidadão, estamos inclusive adaptando para que pessoas que fotografarem um determinado local, saibamos a localização através de georreferenciamento para que a secretaria específica possa agir. Na saúde, teremos a possibilidade da pessoa, que ao recolher o seu exame, enviarmos a informação através do whatsapp e quando for marcar exame, não precisar fazer ida e volta, são ações para tornar tudo mais rápido e efetivo e controle maior da máquina pública, não vai para a secretaria em si, mas para uma pessoa específica dentro do órgão, teremos ações dirigidas diretamente aos fiscais de serviços públicos, a solicitação ao chegar a este servidor, queremos saber qual foi a solução encaminhada. Este app vem no momento para fazer a integração entre diversos setores existentes, o Procon e a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) já possuem seus próprios aplicativos, mas a partir de agora será em nuvem, com um sistema apenas".
Ainda de acordo com o prefeito, não foram implantado antes devido a necessidade de testagem.
"Estes sistemas já estavam sendo testados, não são antigos, na Paraíba têm menos de um ano de uso, identificamos um sistema testado para que pudéssemos trazer para Feira de Santana, o que for bom para as pessoas será seguido, se eu permanecesse por mais um ano pegaria um sistema como esse e aperfeiçoaria o máximo que puder, é um excelente sistema para que tenhamos um aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados pela Prefeitura".
Valor do investimento
"R$300 mil reais, o app, a manutenção e o treinamento de todas as pessoas nas secretarias, não sei por quanto tempo é a fase de manutenção".
Sobre as secretarias extraordinárias, Colbert disse que a Câmara deveria se preocupar em aprovar projetos importantes para o município.
"Criamos exatamente dentro da lei, espero que a Câmara volte a fazer alguma coisa pela cidade, pois não aprova o dinheiro do precatório dos professores, os recursos para drenagem urbana, o dinheiro para fazermos os viadutos do Conjunto Viveiros e Feira IX, compra de ônibus elétrico, por que o Legislativo não se preocupa com as grandes ações, o Diário da Câmara está suspenso porque foi criado ilegalmente, está tão distante da população, pois só se preocupa em prejudicar o povo de Feira de Santana, não são todos os vereadores, mas sim a presidente Eremita Mota (PP) que não gosta de Feira".
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 24°
ChuvaMín. 16° Máx. 26°
Tempo limpo