Terça, 25 de Junho de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana São João

Quadrilhas juninas em Feira de Santana buscam revitalizar tradições em meio a desafios financeiros

Coordenadora Mari Falcão destaca esforços contínuos para manter viva a cultura junina, enquanto enfrentam dificuldades de financiamento e logística

08/06/2024 16h15 Atualizada há 2 semanas
Por: Heber Araujo
Conectado News
Conectado News

As quadrilhas juninas em Feira de Santana estão empenhadas em revitalizar as tradições do São João e São Pedro, após um longo período de inatividade. Mari Falcão, coordenadora das quadrilhas, explicou que a preparação para as apresentações exige um esforço contínuo durante o ano todo. As quadrilhas, especialmente as estilizadas, começam a planejar o tema do ano seguinte já em agosto e iniciam os ensaios e confecção de figurinos a partir de novembro.

Mari destacou que, apesar da dedicação e criatividade dos grupos, a questão financeira é um desafio constante. As quadrilhas dependem de campanhas como rifas, bingos e doações via PIX para se sustentar. Embora a prefeitura ofereça uma ajuda de custo, esta geralmente só chega após o São João e não cobre todas as despesas. Em 2023, muitas quadrilhas enfrentaram dificuldades adicionais devido à falta de apoio do Estado, o que impediu algumas de terminarem seus figurinos e se apresentarem no Arraiá do Comércio.

A cidade conta com 25 quadrilhas catalogadas, das quais 20 são tradicionais e 5 são estilizadas. As quadrilhas tradicionais mantêm práticas como o "olha a cobra" e seguem uma sequência de músicas, enquanto as estilizadas desenvolvem temas específicos a cada ano, integrando elementos teatrais e coreografias elaboradas. Apesar das dificuldades, a parceria com o Arraiá do Comércio tem funcionado como uma amostra das quadrilhas, preparando o terreno para a possível retomada dos concursos e festivais no ano que vem. "Estamos empenhados em reviver o movimento junino e manter essa tradição viva, apesar dos desafios", concluiu Mari.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.