Domingo, 26 de Maio de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Clima

Evento sobre questões climáticas discute efeitos da desertificação no nordeste

Autoridades e especialistas se reúnem para discutir respostas integradas à crise climática que ameaça a sustentabilidade regional.

14/05/2024 14h17
Por: Heber Araujo
Conectado News
Conectado News

Em evento para debater questões climáticas que aconteceu hoje (14) em Feira de Santana, o professor Humberto Barbosa, da Universidade Federal de Alagoas, contou que 13% do Nordeste já afetado pela desertificação, o fenômeno que ameaça a produção de alimentos e a biodiversidade, intensificando a aridez e reduzindo áreas agricultáveis. E reforçou que Feira já está experimentando mudanças significativas.

"Estamos diante de uma emergência climática que exige uma ação coordenada e imediata. É fundamental entendermos e respondermos a essas mudanças através de uma estratégia integrada que envolva a segurança alimentar, hídrica e a sustentabilidade ambiental" disse Barbosa em entrevista à equipe do Conectado News.

Os líderes discutiram a importância de uma política robusta que facilite a negociação de recursos e a aplicação eficiente do orçamento municipal. Além disso, a colaboração entre cidades como Campina Grande e Feira de Santana pode ser chave para desenvolver estratégias que não apenas minimizem os impactos das condições extremas, mas também criem um modelo de resiliência climática que possa ser replicado em outras áreas semelhantes.

As autoridades e cidadãos de Feira de Santana estão agora convocados a participar mais ativamente no debate e na implementação de soluções que ajudem a cidade a adaptar-se e a prosperar diante dos crescentes desafios ambientais. A esperança é que, através de esforços conjuntos e uma abordagem holística, possam ser encontradas soluções duradouras para a segurança hídrica, alimentar e ambiental da região.

 

Equipe Conectado News

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.