Assistindo um telejornal de uma emissora de TV do Estado da Bahia neste sábado por volta das 19h30, vi e ouvi âncora e jornalista apresentarem alguns dados sobre a expectativa do comércio e de entidades representativas dos comerciantes para o dia de amanhã, domingo, 12 de maio de 2024, dia em que se comemora o Dia das Mães.
De acordo com o jornalista a Federação do Comércio do Estado da Bahia - FECOMÉRCIO-BA, entidade que representa os sindicatos patronais e empresas não organizadas do setor comercial, “está na expectativa de uma movimentação, em 2024, de R$ 5 bilhões em compras, receita 7% superior à do ano passado em todo o Estado da Bahia”.
O Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital baiana, Salvador, segundo a matéria televisiva, “espera um acréscimo de 5% nas vendas para este dia das Mães”. Ainda de acordo com a matéria, cada filho deve gastar até R$ 180 com o presente da mamãe. Obviamente que esse assunto (comércio e dia das mães) não diz respeito apenas à capital baiana, à Bahia. Isso é sabido.
A todo instante somos “turbinados” de propagandas em rádio, TV, panfletos, ‘mosquitinhos’, redes sociais [...] dando conta que no dia das Mães “é preciso dar isso, aquilo e aquilo outro; dizem mais: que o ‘melhor presente está nesse ou naquele lugar, nessa ou naquela loja”, enfim.
Seja como for, venha de onde vier, é preciso que tenhamos claro em nossas vidas, e que sigamos como princípio, que dar presente pode ser algo muito importante tanto para quem dá quanto para quem recebe. No entanto, nunca é demais lembrar que SER MÃE é uma jornada de autoconhecimento, na qual esse SER descobre sua força interior e capacidade de lidar com desafios os quais nunca imaginou enfrentar. Que o SER MÃE carece de algo além de um presente.
SER MÃE é um equilíbrio delicado entre cuidar de si mesma e cuidar do filho(a), de sangue ou não. É uma dança constante entre as necessidades pessoais e as necessidades do filho(a). SER MÃE é crescer, amadurecer e entender o verdadeiro sentido das palavras AMOR, AFETO, DESAPEGO, PAIXÃO, CARINHO, VIDA [...]
Nesse ínterim, entre a SER MÃE e o ser filho(a) é bom lembrar, também, que devemos entender o SER MÃE. E nesse entendimento perceber que para além de dar presente é muito importante SER PRESENTE. Portanto, não só neste dia 12 de maio de 2024 - DIA DEDICADO ÀS MÃES -, seja o PRESENTE que sua MÃE quer TER. SEMPRE!
Feliz DIA!
Feliz MÃES!
Feliz Dia das Mães!
Por Carlos Alberto - professor e radialista.
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo