Domingo, 26 de Maio de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Feira de Santana

SER MÃE: melhor dar presente ou ser presente?

Por Carlos Alberto

12/05/2024 09h44
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo Pessoal
Foto Arquivo Pessoal

 

Assistindo um telejornal de uma emissora de TV do Estado da Bahia neste sábado por volta das 19h30, vi e ouvi âncora e jornalista apresentarem alguns dados sobre a expectativa do comércio e de entidades representativas dos comerciantes para o dia de amanhã, domingo, 12 de maio de 2024, dia em que se comemora o Dia das Mães. 
 
De acordo com o jornalista a Federação do Comércio do Estado da Bahia - FECOMÉRCIO-BA, entidade que representa os sindicatos patronais e empresas não organizadas do setor comercial, “está na expectativa de uma movimentação, em 2024, de R$ 5 bilhões em compras, receita 7% superior à do ano passado em todo o Estado da Bahia”. 

O Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital baiana, Salvador, segundo a matéria televisiva, “espera um acréscimo de 5% nas vendas para este dia das Mães”. Ainda de acordo com a matéria, cada filho deve gastar até R$ 180 com o presente da mamãe. Obviamente que esse assunto (comércio e dia das mães)  não diz respeito apenas à capital baiana, à Bahia. Isso é sabido. 
 
A todo instante somos “turbinados” de propagandas em rádio, TV, panfletos, ‘mosquitinhos’, redes sociais [...] dando conta que no dia das Mães “é preciso dar isso, aquilo e aquilo outro; dizem mais: que o ‘melhor presente está nesse ou naquele lugar, nessa ou naquela loja”, enfim.

Seja como for, venha de onde vier, é preciso que tenhamos claro em nossas vidas, e que sigamos como princípio, que dar presente pode ser algo muito importante tanto para quem dá quanto para quem recebe. No entanto, nunca é demais lembrar que SER MÃE é uma jornada de autoconhecimento, na qual esse SER descobre sua força interior e capacidade de lidar com desafios os quais nunca imaginou enfrentar. Que o SER MÃE carece de algo além de um presente.

SER MÃE é um equilíbrio delicado entre cuidar de si mesma e cuidar do filho(a), de sangue ou não. É uma dança constante entre as necessidades pessoais e as necessidades do filho(a). SER MÃE é crescer, amadurecer e entender o verdadeiro sentido das palavras AMOR, AFETO, DESAPEGO, PAIXÃO, CARINHO, VIDA [...] 

Nesse ínterim, entre a SER MÃE e o ser filho(a) é bom lembrar, também, que devemos entender o SER MÃE. E nesse entendimento perceber que para além de dar presente é muito importante SER PRESENTE. Portanto, não só neste dia 12 de maio de 2024 - DIA DEDICADO ÀS MÃES -, seja o PRESENTE que sua MÃE quer TER. SEMPRE!

Feliz DIA!
Feliz MÃES!
Feliz Dia das Mães!

Por Carlos Alberto - professor e radialista.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Isabel Santos Há 2 semanas Feira de Santana Parabéns! Boa reflexão!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.