Quinta, 25 de Abril de 2024
(75) 99168-0053
Justiça Carnaval 2024:

Ministério Público vistoria postos de saúde no circuito Barra/Ondina

MP vai oficiar o Município de Salvador

09/02/2024 05h47
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Ascom
Foto Ascom

Os módulos de saúde 'Farol da Barra' e 'Morro do Gato' foram inspecionados na manhã deste primeiro dia oficial de Carnaval no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Segundo a promotora de Justiça Ana Carla Lago, o MP vai oficiar o Município de Salvador para solicitar a alteração dos sanitários químicos que estão instalados ao lado dos módulos de saúde, tornando os ambientes insalubres tanto para os profissionais quanto para os foliões atendidos nos espaços. "Os módulos estão funcionando regularmente, 24 horas por dia, prestando assistência à saúde dos foliões", destacou a promotora de Justiça.
Também participaram da inspeção as servidoras Adriana Trindade, assessora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Cesau); Nanci Sakaki, assessora das Promotorias de Defesa da Saúde; e Ana Paula Mattos, médica e assessora técnica lotada no Cesau. Durante as vistorias, a promotora de Justiça Ana Carla Fonseca Lago e as servidoras conversaram com enfermeiras e técnicas de saúde e constataram que as unidades estão com instalações físicas e equipes de profissionais adequadas e possuem insumos suficientes para a realização dos atendimentos.
O módulo de saúde 'Farol da Barra' possui 20 leitos para atendimento aos pacientes que necessitam de observação e um leito de estabilização com suporte avançado à vida, semelhante aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em funcionamento desde o dia 3, o espaço conta com uma equipe formada por dois médicos plantonistas no período diurno e seis médicos no período noturno; um cirugião-dentista buco maxilo; além de dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem no período diurno, e, em média, quatro enfermeiros e seis técnicos de enfermagem no período noturno. Já o módulo de saúde 'Morro do Gato' possui nove leitos para os pacientes que necessitam de observação, um leito de estabilização com suporte avançado à vida e duas poltronas para atendimento dos foliões. Além da equipe técnica formada por médicos, cirurgião dentista buco-maxilo, enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuam no espaço um assistente social.
No total, o Município disponibilizou 15 postos de saúde para acolher as demandas dos pacientes; sendo que nas 13 estruturas instaladas nos circuitos oficiais Dodô, Osmar e Batatinha e no circuito alternativo Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina, em regime de 24h até a quarta-feira de cinzas. Novas visitas serão realizadas pelo MP durante todo carnaval para verificar se o funcionamento continua sem intercorrências.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.