Domingo, 14 de Agosto de 2022
(75) 99168-0053
Saúde Feira de Santana

Especialista dá dicas sobre transtornos das ATMs

Dr Luciano Macêdo

05/08/2022 19h08 Atualizada há 1 semana
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

Quem não deseja mastigar, falar e fazer as atividades do dia a dia sem sentir dores? Todos fatores que contribuem diretamente para uma qualidade de vida melhor e mais leve. O que muitas pessoas não sabem, é que existem problemas que afetam diretamente os maxilares provocando desconfortos e dores, tirando o sorriso do rosto de muitas pessoas.

Essa condição é conhecida como transtornos das ATMs (Articulação Temporomandibular). Um problema multifatorial que pode estar relacionado a doenças articulares, correlação com o stress, hábito de apertar os dentes ao longo do dia e bruxismo, roer as unhas e má qualidade do sono. 

Mesmo não sendo conhecido pelo público geral, os Transtornos das ATMs possuem uma gama de tratamento como explica o Cirurgião e Traumatologista Bucomaxilofacial, Luciano Macedo “O tratamento das ATMs envolve desde tratamento conservador, com medicações, fisioterapia, uso de dispositivo inter oclusal, mudanças de hábitos até alguns casos que demandam tratamento cirúrgico. ”

Dr Luciano Macêdo ainda reforça a importância do tratamento já no início dos primeiros sinais e sintomas. 

“Através da nossa Equipe podemos disponibilizar um recurso muito interessante, pois nos casos em que há necessidade de abordagem cirúrgica, fazemos isto através de uma micro câmera permitindo uma recuperação rápida (Artrosocopia das ATMs). Trata-se de uma procedimento minimamente invasivo que tem ajudado muita gente a voltar a viver melhor pois proporciona excelentes resultados.”

Sintomas

O Transtorno das ATMs possui sintomas diversos que trazem grandes desconfortos para a pessoa que sofre com essa condição. Dr. Luciano pontua que “Dor na face, dor próximos aos ouvidos, cefaleia frequente, tontura, zumbido, estalos ao abrir e fechar a boca, em casos mais avançados e mandíbula chega a deslocar.” São alguns desses sintomas.

Qualidade de Vida 

Com o acompanhamento e o tratamento adequado, várias coisas simples são recuperadas, trazendo uma melhora considerável na qualidade de vida “Permitindo mastigar melhor e alívio das dores”

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.