Quinta, 28 de Março de 2024
(75) 99168-0053
Política Eleições 2022

Membros do MDB entram na justiça contra candidatura de Simone Tebet

Candidatura de Simone Tebet à Presidência

25/07/2022 19h05 Atualizada há 2 anos
216
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Hugo Barreto
Foto Hugo Barreto

 

Uma ala do MDB entrou para tentar anular a convenção do partido, prevista para o próximo dia 27. O evento deve confirmar a candidatura de Simone Tebet à Presidência.

Depois de integrantes do partido afirmarem que a convenção poderia ser adiada, o presidente do partido, Baleia Rossi, garantiu a realização na data prevista, de forma virtual.

O pedido de anulação foi apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda-feira (25). O documento é assinado por Hugo Wanderley, presidente de Cacimbinhas, Alagoas. Ele é ligado à ala do partido que defende o apoio a Lula no primeiro turno, encabeçada por Renan Calheiros, senador pelo estado.

No documento, Wanderley argumenta que o MDB comete “grave irregularidade” ao estabelecer que a reunião será virtual.

“O edital de convocação, ao prever a realização da reunião por meio da plataforma “Zoom”, reveste-se de grave irregularidade, notadamente relacionada à garantia do sigilo do voto, representando violação às disposições estatutárias do MDB.”

Segundo o documento, a suposta irregularidade poderia levar ao afastamento de candidatos.

“A ausência de sigilo nas votações representa grave risco de escolha antidemocrática entre filiados, haja vista a possibilidade de culminar no afastamento de pré–candidatos que desejariam disputar o pleito, no direcionamento dos votos e opiniões de filiados e, ainda, no receio quanto a possíveis represálias da cúpula partidária.”

Em conversa com a CNN, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, lembrou que o sistema virtual foi adotado em convenções partidárias durante a pandemia do coronavírus, em 2020, e agora em Estados como São Paulo, Tocantins e Paraná. “Nós estamos bem seguros”.

É uma questão jurídica”, disse à CNN. “O jurídico do MDB está absolutamente seguro, pois tem previsão do próprio Tribunal Superior Eleitoral. Esse sistema já foi utilizado em vários Estados”, acrescentou.

Questionado sobre o motivo pelo qual preferiu que Hugo Wanderley entrasse com o pedido no TSE, Renan Calheiros disse ter sido “importante para não pessoalizar”. “Trata-se de uma questão política”, afirmou.

 

Fonte CNN Brasil

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.