Sexta, 29 de Março de 2024
(75) 99168-0053
Saúde Festas juninas

Saiba os perigos da fumaça nos olhos nas festas juninas

Médico oftalmologista Leonardo Pimenta

22/06/2022 17h07 Atualizada há 2 anos
571
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

Os acidentes provocados por fogos de artifícios e fogueiras neste período junino nos remetem a inúmeros relatos  muitos com consequências desastrosas, como explosões e queimaduras  as vezes  fatais. 

O Conectado News conversou com o médico oftalmologista Leonardo Pimenta  para saber os  cuidados e como  prevenir os olhos.

"Devemos ter muito cuidado com a fumaça em contato com os olhos pode causar conjuntivite alérgica,  irritação  , embasamento e lacrimejamento", .afirma  o especialista.

Em relação aos fogos Dr. Leonardo destaca a importância da atenção dos pais para com as crianças, “as crianças devem está acompanhadas de um adulto, porque alguns fogos  jogam  fagulhas que podem  atingir os olhos e fica alojado por baixo da pálpebra  e poderá  precisar de uma emergência oftalmológica”, explica.

Para evitar esses acidentes o médico recomenda  observar o vento na hora que a criança vai  soltar fogos para evitar  a fumaça  nos olhos.

Caso a fagulha dos fogos e da fogueira atingir os olhos , é  importante lavar o rosto com soro fisiológico  ou água corrente , evitar abrir os olhos e soprar, pois a saliva da pessoa pode gerar contaminação, procurar um atendimento médico é uma das dicas”, diz.

O  oftalmologista explicou sobre os perigos da automedição ao ser questionado sobre o caso de uma criança em Brasília que passou cola instantânea no olho e passará por cirurgia, “a automedição é perigosa em todos os aspectos tanto para as crianças quanto para  adultos. Tem que ter cuidado em relação ao uso dos  colírios, os medicamentos que sugerimos para quem já faz uso  é o  colírio lubrificante  e em casos de acidentes lavar com água correte e procurar o profissional medico”. diz.

No inverno  com a baixa temperatura  aumenta  os casos de olho seco,  "é desconfortável para os pacientes que tem quadro de alergias ,eles acabam sofrendo, mas o uso do colírio lubrificante resolve. Já a conjuntivite  bacteriana e virais  são  comuns nos períodos quentes a exemplo do Carnaval.

O médico concluiu alertando  para os cuidados com as lesões ou trauma ocular, são impactos que  podem perfurar a córnea e fazer a membrana que forra o olho e descoloque a retina gerando uma situação grave”, finalizou. 

 

Reportagem Luiz Santos e Ana Meire Dias

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.