Sábado, 25 de Junho de 2022
(75) 99168-0053
Saúde Pesquisa

UEFS realiza pesquisa de vigilância em saúde mental em parceria com universidades federais

Pesquisa será feita de casa em casa na sede e nos distritos

24/05/2022 09h27 Atualizada há 1 mês
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Redes Sociais /Facebook
Redes Sociais /Facebook

O Núcleo de Epidemiologia - NEP da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana em parceria com universidades federais esta realizando no município desde segunda, dia 23 de maio, pesquisa de Vigilância em Saúde Mental. Em entrevista ao site Conectado News Ariane Cedraz Morais, professora mestra em enfermagem da UEFS, disse que a pesquisa está em sua terceira edição e que a expectativa é de entrevistar 05 mil pessoas na sede e nos distritos.

"Essa pesquisa de vigilância em saúde mental que o núcleo de epidemiologia está organizando pela terceira vez, mais uma oportunidade que temos para estar na casa das pessoas, é um censo populacional onde nós temos uma expectativa de entrevistar cinco mil pessoas aqui na cidade de Feira de Santana, em todos os subdistritos".

CN - Como surgiu a ideia da realização desta pesquisa?

"Essa pesquisa surgiu faz algum tempo, foi a primeira onda em 2007, a segunda em 2018/2019 e agora estamos na terceira onda da pesquisa, essa pesquisa foi pensada a partir de um grupo de pesquisadores da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), a nossa linha de pesquisa tem sido estudar a saúde mental das pessoas, principalmente estudar as repercussões no contexto pós-pandêmico da Covid-19".

CN - Público alvo da pesquisa?

"Pessoas a partir de 15 anos,  abrangendo jovens, adolescentes, adultos e idosos. Essa divulgação através da imprensa é importante para que as pessoas tenham ciência de que esta pesquisa está acontecendo, receberem nossos entrevistadores treinados pela nossa equipe de professores, todos devidamente identificados, pesquisa organizada pelo Núcleo de Epidemiologia, estarão identificados com uniforme específico do NEP e da UEFS".

CN - Como será feita a pesquisa?

"Dividiremos toda a Feira de Santana em 05 grandes áreas e vamos abranger um pouco de cada uma, mas principalmente na região urbana, avaliaremos transtornos mentais comuns, sintomas de depressão, ideias suicidas, o enfoque  voltado para a saúde mental, buscar parcerias junto as Unidades Básicas de Saúde – UBS, Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, para desenvolver estratégias e possibilidades de intervenções". 

CN - Além da UEFS, quais outras entidades estão envolvidas?

"Essa é uma pesquisa inter-institucional em parceria com a UFBA – Universidade Federal da Bahia, UFRB – Universidade Federal do Recôncavo, UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso e UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e outros parceiros que estão envolvidos nessa pesquisa". 

CN - Qual é o objetivo central da pesquisa?

"Vigilância em saúde mental, e no momento atual, avaliar quais as repercussões no contexto pós pandemia, e avaliar os impactos da pandemia em diversas dimensões da vida da população brasileira, fazendo esse recorte aqui em Feira de Santana, vamos avaliar a situação de saúde mental dessa população e investigar também, suicídio, ideias suicidas, transtorno mental também relacionado ao trabalho, pessoas que são grupos de risco, entendemos que o trabalho, seja ele doméstico ou atividade funcional, ela também pode ter relação com o sofrimento mental, esse é o enfoque desta pesquisa demos início aqui no município".

Reportagem: Reginaldo Lima e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Feira de Santana - BA
Atualizado às 11h52 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 29°

27° Sensação
17.8 km/h Vento
48.2% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol e Chuva
Segunda (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio