Quinta, 30 de Junho de 2022
(75) 99168-0053
Educação Feira de Santana

Escola quilombola é inaugurada em Feira de Santana

Inauguração da nova unidade de ensino da rede municipal

06/05/2022 21h55
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto ACM
Foto ACM

O primeiro habitante da comunidade de Lagoa Grande, Luiz Pereira dos Santos, tornou-se o patrono da primeira escola quilombola de Feira de Santana. O reconhecimento foi formalizado pelo prefeito Colbert Martins ta sexta-feira, 6, com a inauguração da nova unidade de ensino da rede municipal, situada naquela localidade do distrito de São José (Maria Quitéria).

A solenidade de entrega da escola contou com a presença dos alunos, professores, dirigentes da Associação Quilombola Comunitária de Maria Quitéria, de diretores da Secretaria Municipal de Educação, secretários e vereadores. O investimento do Governo Municipal na obra foi R$ 2.546.689,65.

Com mais de dois mil metros quadrados de área construída, a nova escola de Lagoa Grande tem dez salas de aula, biblioteca, sala de recursos multifuncionais (para atender aos estudantes com deficiência), sala de professores, secretaria, diretoria, refeitório, depósitos, cozinha, auditório e ainda quadra poliesportiva com vestiário.

Atualmente, a unidade de ensino possui 337 estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

ORGULHO PARA QUILOMBOLAS

Ada Rúbia de Souza ressaltou a importância da integração dos setores ligados à Educação para a realização do sonho da comunidade, que é a construção da Escola Municipal Quilombola Luiz Pereira dos Santos.

"Há doze anos estamos aqui convivendo com esta comunidade e, neste dia, celebramos esta conquista principalmente para as crianças que estudam na antiga escola Vasco da Gama, hoje Escola Quilombola", celebra Ada.

Emocionado, Eduardo Pereira dos Santos, filho do patrono, disse que a nova escola é motivo de orgulho para todos.

"Principalmente porque minha família é fundadora desta localidade e porque o prefeito Colbert Martins é um grande amigo nosso. Estamos gratos e muito felizes", comemorou.

A secretária de Educação, professora Anaci Paim, ressaltou o investimento feito pelo município para valorizar cada vez mais as raízes do povo de Lagoa Grande, com "a oferta de uma escola ampla e espaços dignos para a aprendizagem dos estudantes; investimos na aquisição de fardamento, mochila e materiais didáticos de qualidade para todos os estudantes também da zona rural, além do Chromebook que está disponível aqui, em Maria Quitéria".

Até o final de maio, a Secretaria Municipal de Educação vai anunciar a construção e recuperação de 24 escolas. O investimento é da ordem de R$ 120 milhões. "Estamos entregando obras de grande porte, como esta na zona rural, e anunciando outras em toda a cidade. Tenho certeza que o investimento em Educação é o mais importante para Feira de Santana", destacou.

Participaram do ato os vereadores Marcos Lima, Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha, e Valdemir Santos; ex-vereadores Justiniano França, Fabiano da Van e Pablo Roberto, além do secretário Pedro Américo, de Agricultura.

Também prestigiou o evento Lourdes Santana, da Coordenação Nacional de Entidades Negras Portal do Sertão (Conen) e fundadora do Núcleo Odungê, além da professora Lélia Vitor Fernandes, presidente da Academia de Artes e Letras de Feira de Santana.

 

 

Fonte Secom

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.