Sexta, 29 de Março de 2024
(75) 99168-0053
Saúde Brasil

Brasil registra novo caso de Candida auris

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou

13/01/2022 11h48
88
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Kateryna Kon/Science Photo Library/Getty Images
Kateryna Kon/Science Photo Library/Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, na quarta-feira (12), que foi confirmado o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil.

De acordo com a Anvisa, o caso ocorreu em um hospital da rede pública de Recife, em Pernambuco. A confirmação do caso foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz (Lacen/BA), referência na área. Outro caso suspeito está em investigação laboratorial.

A Anvisa considera a incidência como surto por abranger o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia do país – mesmo sendo apenas um caso confirmado.

O Candida auris é conhecido como “superfungo” porque antifúngicos comuns, usados para tratar doenças causadas por outras espécies de Candida, não funcionam com ele.

Isolado pela primeira vez em 2009, quando infectou uma mulher japonesa de 70 anos, começou a se espalhar pelo continente asiático e, em 2016, já tinha chegado a países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Índia e Inglaterra.

O fungo causa preocupação especialmente em espaços hospitalares, porque há grande dificuldade para extermina-lo do ambiente e porque ele atinge principalmente pessoas imunossuprimidas.

Ações de prevenção

Desde a identificação do caso suspeito, o hospital estabeleceu medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto.

Segundo a Anvisa, a Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção de Pernambuco foi notificada a respeito do caso suspeito, realizou visita técnica ao hospital e presta orientações, monitorando o surto e apoiando as ações de prevenção e controle de infecção.

A força-tarefa nacional foi acionada e várias ações de vigilância, monitoramento, prevenção e controle foram intensificadas.

A investigação epidemiológica será conduzida pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e pelo EpiSUS (Epidemiologia Aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS).

A Anvisa solicitou, ainda, que os laboratórios de microbiologia intensifiquem a vigilância laboratorial para a identificação do fungo. Os casos suspeitos ou confirmados de Candida auris devem ser informados à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do serviço de saúde e as amostras devem ser enviadas a um dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

 

 

Fonte CNN Brasil

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.