Quarta, 24 de Abril de 2024
(75) 99168-0053
Novembro Azul Novembro Azul

"O médico no momento de noticiar o diagnóstico precisa ser portador de esperança", afirma médico João Batista

O médico urologista Dr. João Batista

14/11/2021 05h30 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Fotos Arquivo pessoal /Pixabay
Fotos Arquivo pessoal /Pixabay

 

O tratamento oncológico gera reações e preocupações por conta da doença e pode abalar a vida sexual do paciente. A resiliência durante todo o processo é fundamental para buscar recursos que favoreçam uma sexualidade saudável. 

O médico urologista Dr. João Batista, afirmou “se o paciente faz a cirurgia de próstata benigna, somente 3% ficam com disfunção erétil, já no caso  prostatectomia radical, que é feita em pacientes com câncer de próstata, a porcentagem é de 30 a 40%”, explica. 

A disfunção erétil pós-tratamento pode ser acompanhada por um urologista, que buscará opções de tratamento,  “o objetivo primeiramente  é curar o paciente do câncer. O médico no momento de noticiar o diagnóstico, precisa ser portador de esperança, por isso há luta para o tratamento precoce”, disse o urologista. 

Vários fatores podem influenciar no libido da mulher, cansaço pelo tratamento, abalo emocional, queda do cabelo e perda das mamas, são alguns dos exemplos. 

“Tudo vai depender do tumor, no caso do câncer de mama, que precisa realizar a retirada das mamas, sem dúvidas isso vai impactar com a auto-estima. Já no caso do câncer de útero e ovário vai depender do estágio que está esse câncer, mas na maioria das vezes, a paciente consegue manter uma vida sexual, sem grandes problemas.  Claro que durante o tratamento há um ressecamento vaginal, mas na manutenção com hidratante vaginais  é possível”, afirma o médico ginecologista  Dr.Francisco Mota. 

Com apoio  médico, conhecimento e esclarecimento é possível superar as adversidades. Aprenda tudo que  você puder sobre a interferência dos  possíveis efeitos do tratamento na sua sexualidade. Uma boa comunicação é a chave para ajustar sua rotina sexual, quando o câncer muda seu corpo.

 

Ouça a entrevista com os médicos: Dr. João Batista e Dr.Francisco Mota

 

Reportagem Engledy Braga

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.