Quarta, 20 de Outubro de 2021
(75) 99168-0053
Anúncio
Saúde Nova pandemia

Vírus Nipah transmitido por morcego pode causar nova pandemia

alerta a pesquisadora Sarah Gilbert que desenvolveu a vacina de Covid-19

13/10/2021 10h12 Atualizada há 6 dias
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Imagem: Utopia_88/iStock
Imagem: Utopia_88/iStock

O vírus batizado de Nipah, transmitido por morcegos e com um surto na Índia, pode ser responsável pela próxima pandemia, alerta a pesquisadora Sarah Gilbert, que desenvolveu a vacina de Covid-19 pela Oxford. Durante um evento no Reino Unido, a cientista diz que ele pode ser ainda mais transmissível e letal que o novo Coronavírus.

Até o momento, nenhuma vacina se mostrou eficiente para combater o vírus que pode causar inchaço no cérebro e tem um índice de mortalidade de 50% dos que se contaminam. Os primeiros sintomas iniciam com febre, dor de cabeça e problemas respiratórios. O ser humano se contamina pelo contato com porcos ou frutas infectadas com urina e fezes de morcegos.

Ainda antes da Covid se espalhar pelo mundo, a pesquisadora já trabalhava com o desenvolvimento de imunizantes para o Nipah, mas precisou parar para dar preferência à vacina contra o Sars-Cov2.

“Aprendemos que em uma pandemia podemos fazer tudo mais rápido e melhor, e queremos aplicar essas lições, mas precisamos de financiamento. Temos que ter estoques de vacinas contra os patógenos que já conhecemos. Imagine se tivermos, de repente, um grande surto de Nipah que se espalhe ao redor do mundo?”, indaga. 

A doença está em primeiro lugar na lista de prioridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a pesquisa e desenvolvimento de vacinas e formas de combater o vírus.

 

 

Fonte Metròpoles.

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.