Quinta, 28 de Março de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Feira de Santana

"Se os imóveis abandonados em Feira forem tomados, famílias poderão ser contempladas", diz Cintia Machado

Secretária de Habitação do Município, Cintia Machado

31/07/2021 07h10 Atualizada há 3 anos
470
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Secom PMFS
Foto Secom PMFS

O Programa Minha Casa Minha Vida, criado pelo Governo Federal em 2009, realizou o sonho de muitas famílias de baixa renda em Feira de Santana, em ter sua casa própria. Mesmo com a substituição do programa Minha Casa Minha Vida, pelo programa Casa Verde e Amarela, muitos dos inscritos ainda têm esperança em receber uma casa. 

O Conectado News ouviu a Secretária de Habitação do Município, Cintia Machado, que explicou a diferença entre esses programas. “A Casa Verde e Amarelo está parada no momento, mas é totalmente diferente do Minha Casa Minha Vida. A Casa Verde e Amarela é uma associação de regularização fundiária com melhorias habitacionais. O Minha Casa Minha Vida foi construção de casas. São programas bem diferentes”, explicou. 

Mais de 99 mil  feirenses realizaram suas inscrições, Feira de Santana foi uma das cidades mais contempladas por habitações do programa, foram cerca de 41.mil residenciais construídas.  Mas por conta da extinção do programa, não há previsão de que mais imóveis sejam construídos. 

“A última inscrição do Minha Casa Minha Vida, foi em 2012. Com relação aos imóveis vazios e abandonados, fizemos um levantamento, e conferimos que há 1.420 abandonados, sem morador, e estamos na esperança da retomada desses imóveis para que possam ser passados para as famílias que necessitam”, relata Cíntia. 

Isso significa, que se esses imóveis abandonados forem tomados, 1.420 famílias poderão ser contempladas pelo critério de sorteio, definido até o momento. “Não é uma lista de espera e sim de pessoas inscritas, no passado foram selecionadas em forma de sorteio”, disse a secretária.

Cintia Machado completa. Nós enquanto secretaria temos a função de fiscalizar, não temos o poder de tomar, porque o Imóvel tem dono e este proprietário está ligado a um operador financeiro, alguns da Caixa Econômica Federal e outros ao  Banco do Brasil, e somente esses operadores tem o poder de tomar ”, esclareceu. 

Para concluir, a secretária informou que é importante os inscritos deixarem sempre seus dados atualizados na Secretaria de Habitação, para eventual convocação.

 

Reportagem Engledy Braga

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.